Gengiva sangrando, sinal de alerta !

Ter um sangramento na gengiva não é normal, é um sinal de alerta que deve ser investigado e solucionado.

O Cirurgião-dentista, em especial o Periodontista é o profissional capacitados para lhe auxiliar e eliminar de vez o problema do sangramento.

Porque a gengiva sangra ?

Há muitos fatores que podem levar a sangramentos gengivais, desde uma inflamação passageira até algo mais grave como periodontite.

Certamente irei explicar cada um destes fatores por que nem sempre é algo grave.

Às vezes é o modo como cuidamos da nossa higiene bucal que leva a um sangramento gengival.

Por que ao aplicarmos força ao fazer a escovação, ou ao usarmos o fio dental de modo incorreta isso levará ao sangramento.

Melhorar a Higienização com Fio Dental e Escova

Portanto recomenda-se que se preste atenção a maneira como se realiza a escovação, procurando fazer movimentos suaves, sem força.

Também indica-se para usar o fio dental, enrolar o fio aproximadamente 40 cm ao redor dos dedos indicador e polegar.

Alem disso deixe uns dez centímetros entre os dedos!

E então movimente o fio para baixo e cima entre os dentes, suavemente, nunca force o fio entre os dentes ou sobre a gengiva!

Como resultado de uma higienização oral mal executada poderá haver uma inflamação da gengiva e ocasionar o sangramento.

Portanto esta inflamação em seu primeiro estagio denomina-se Gengivite!

Sangramento por Gengivite

A gengivite é um estágio inicial de inflamação gengival que pode ainda ter inchaço (gengiva aumentada) e sangramento.

A gengivite é causada por placas bacterianas, como resultado do acúmulo do chamado Biofilme.

Assim, a placa bacteriana é uma película viçosa, parecida com o muco, é branca/incolor e adere ao dente devido a sua consistência pegajosa.

A placa bacteriana é formada por bactérias e restos de alimentos, sendo que geralmente uma boa escovação pode eliminar estas placas.

Portanto se a placa bacteriana não for removida em alguns dias irá poderá se modificar.

O Biofilme não removido poderá endurecer, ficar mais espesso, pegar mais aderência aos dentes e se calcificar, formando o tártaro.

O tártaro dental é uma placa rígida que se adere ao dente e fica impregnado de bactérias.

Por ser tão rígido, o tártaro somente poderá ser removido pelo dentista, utilizando instrumentos especiais chamados curetas, ou mesmo o ultra-som.

O tártaro aderido é extremamente agressivo ao dente e às gengivas !

Sinais de inflamação gengival

Em seu estado inicial a gengivite não causa dor, mas os sintomas podem piorar e consequentemente começar causar a dor.

Por isso a gengivite é comum naquela pessoa que nunca passa o fio dental, pois acha que não precisa e que é o fio que faz a gengiva sangrar.

Portanto as principais causas de gengivite podem ser a má higienização bocal, gravidez devido as alterações hormonais que provoca aumento de progesterona que deixa a gengiva sensível e inchada.

Da mesma forma é comum encontrar gengivite em adolescente no final de puberdade, no início da fase adulta e em ciclos menstruais.

Além disso o estres e o tabaco também podem desencadear gengivite devido alguns hormônios que alteram a flora bacteriana.

Do mesmo modo outros fatores também podem desencadear gengivite como dentes desalinhados, procedimentos odontológicos mal executados, cáries, próteses dentárias e entre outros.

Contudo caso não seja tratado a gengivite pode evoluir para a periodontite que é a perda de suporte dos dentes.

Sangramento Por Doença Periodontal

E então a partir da formação do tártaro e da gengivite, a doença gengival pode evoluir para um periodontite!

Certamente os sintomas da periodontite são parecidos com a gengivite.

As gengivas com doença periodontal ficam também avermelhadas ou até arroxeadas, sangram, são sensíveis, inchadas e grandes.

Sinais de Periodontite

A periodontite também conhecida como piorreia é uma doença bacteriana que afeta o periodonto.

Em suma afeta o tecido de suporte dos dentes, segundo estimativa ela afeta cerca de 50% dos adultos, infelizmente ela é frequente!

Como resultado a periodontite causa a perda óssea e da gengiva, a gengiva desce até a parte inferior do dente onde sua raiz fica exposta e causa o sangramento.

Além disso cria-se espaços infectados entre a raiz e osso, que se chama bolsas periodontais!

Consequentemente restos de alimentos podem ficar acumulados neste espaços e a formação de tártaros poderá contribuir para o surgimento de abscessos periodontais.

A Periodontite é uma doença gengival grave

Portanto já sabemos que a periodontite e suas causas procedem de uma primeira inflamação que é a gengivite.

Devido uma placa bacteriana não eliminada pela escovação formou o tártaro que por sua vez, não retirado pelo dentista evoluiu-se para periodontite.

Em suma a base para periodontite é a gengivite!

Certamente a gengivite em sua fase inicial não atinge os ligamentos periodontais, muito menos o osso alveolar que são os tecidos de sustentação dos dentes.

Como resultado, podemos imaginar que se não tratada está patologia poderá fazer seus dentes caírem, devido à falta de sustentação.

No entanto existem diversos tipos de periodontites, a crônica, periodontite ulcerativa necrosante, periodontite agressiva e periodontite apical aguda.

Os tratamentos para a periodontite são diversos e tem que ser analisados pelo dentista mas em geral são feitas raspagens e limpeza profunda.

Acima de tudo recomendo uma visita ao profissional especializado no assunto para examinar e se certificar da gravidade do sangramento e o correto diagnóstico.

Outras causas de Sangramento da gengiva

Em contraste diversas outras causas para suas gengivas sangrantes:

• deficiência nutricional em especial a vitamina K;
  • erupção dos dentes devido o rompimento da mucosa gengival;
  • remédio anticoagulante que torna o sangue mais fino;
  • alteração de índole metabólica da coagulação do sangue.
  • dieta pobre em vitamina C (escorbuto);

Certamente há muitos motivos que podem levar a gengiva a sangrar, portanto busque um dentista ao primeiro sinal de sangramento.

Na maioria dos casos, uma limpeza simples (profilaxia) pode resolver o problema.

Nunca se auto medique com base em informações de segundos, terceiros, nem da internet !

É importante acabar logo com o sangramento gengival, portanto marque uma consulta com seu dentista e inicie um tratamento se for preciso.