Prótese para implantes - tipos de materiais

 

O tratamento com implantes é a principal forma de reabilitação estética e funcional de pacientes que perderam seus dentes. A ausência de um ou mais dentes compromete a mastigação, a fala e a estética do sorriso, portanto uma prótese fixa sobre implantes e capaz de devolver a segurança e autoestima para a pessoa edêntula. A reabilitação passa por basicamente 3 fases relevantes: a colocação dos implantes dentários, a fase de cicatrização (em que o paciente utiliza uma prótese provisória) e a finalização com fixação de uma prótese definitiva sobre implantes. Temos uma variedade de materiais que podem ser utilizados na confecção de uma prótese dentária:

 

Porcelana pura (metal free/livre de metal)

 

Trata-se de uma estrutura em cerâmica branca opaca chamada zircônia, revestida de uma porcelana estética esculpida com o formato dos dentes. É um material novo e tecnologicamente  inovador, pois a prótese é totalmente planejada em computador e executada com ajuda de scanners eletrônicos e impressoras 3D. É o material que oferece o melhor resultado estético porque não contem metais em sua composição. A porcelana possui características muito semelhantes aos dentes naturais, entre eles a tonalidade, translucidez e resistência. 

 

 

Metalocerâmica (porcelana + metal)

 

Trata-se de uma prótese com estrutura interna metálica (titânio, Ni-Cr ou Cr-Co) e acabamento em porcelana estética esculpida a mão com o formato dos dentes. Tem como vantagem a resistência e a estética da porcelana que deixa a prótese com estética e beleza semelhante aos dentes naturais. Possui uma pequena desvantagem em relação à prótese de porcelana pura, que é a possibilidade de surgir uma linha acinzentada ao nível da gengiva, caso o paciente sofra alguma retração gengival ao longo do tempo, o que pode gerar um comprometimento estético no sorriso. Porém possui vantagens em relação à prótese em resina, como melhor durabilidade e resistência ao desgaste, além de não sofrer alterações de cor com o tempo. 

 

 

Resina (resina + metal)

 

Também conhecida como prótese protocolo Bränemark, esse modelo de prótese possui estrutura interna metálica e acabamento estético em resina. Os dentes são confeccionados em resina, e possibilita a escolha da cor, formato e tamanho dos dentes. Esse material tem uma desvantagem em relação aos anteriores que é a possibilidade de mudança de cor (amarelamento) com o tempo. A escolha do material da prótese deve ser feita em conjunto entre o dentista e paciente.  

Assista ao vídeo sobre materiais de próteses dentárias para implantes dentários clicando aqui.

 

11 3262-4750

WhatsApp  11 99598-1866

Fale Conosco  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Skype clinica_implart

Facebook  ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter  @implart

Instagram  ClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: próteses, implantes, prótese tipo protocolo Bränemark, infraestruturas, materiais, biocompatibilidade, resultado estético, arcada total, completa, todos, ponte, pontes, dentadura, fixa, fixas, porcelana, cerâmica, resina, zircônia, protocolo, implante total superior, inferior, todos os dentes, metal free, implante dentário.

 

Image

Rua Martiniano de Carvalho, 864 - cj. 1405
Bela Vista - São Paulo/SP   CEP 01321-000

Tel.: +55 (11) 3262-4750 

WhatsApp.: +55 (11) 99598-1866  

 

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian 
CRO SP 73.583

Pesquisar

Please publish modules in offcanvas position.