O que é raspagem periodontal e para que serve?

A doença periodontal é uma doença inflamatória que pode afetar o tecido gengival e o osso em torno dos dentes. Existem três estágios da doença: gengivite, periodontite e periodontite avançada. Surge principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes e se não houver controle da doença, com o tempo ela pode levar à deterioração dos tecidos de suporte e sustentação dos dentes. A atividade bacteriana libera toxinas que inflamam a gengiva e causa vermelhidão e sangramento. Se não houver o controle inicial, a gengiva adquire forma de bolsas (chamadas bolsas periodontais) e abre espaço para formação de placa bacteriana e tártaro na raiz dentária. É nesse momento que a raspagem periodontal desse material se faz necessária para evitar problemas mais graves, como o amolecimento e a queda do dente. A raspagem periodontal é um procedimento que tem o objetivo de remover mecanicamente o acúmulo de tártaro ao nível da raiz dentária e adjuda a controlar e evitar o avanço da doença periodontal.

Saiba mais sobre doença periodontal.

A raspagem periodontal e o alisamento do dente e da raiz retira o material que causa a atividade bacteriana, permitindo que a gengiva cicatrize e retorne a sua posição normal. Ela é feita manualmente com o auxilio de instrumentos específicos ou com vibração ultrassônica. Na maioria dos casos, o procedimento é realizado com anestesia local para evitar dores e incômodos ao paciente que normalmente já está com sensibilidade e inflamação gengival. Podem ser necessárias a realização de mais de uma sessão para remoção completa. Tudo vai depende do estágio da doença. Após o tratamento, o paciente é orientado a cuidar da higiene oral para evitar o ressurgimento da doença e retornar ao consultório odontológico com mais frequência. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Palavras-chave: raspagem periodontal, tratamento, doenças periodontais, gengivas, dentes, higiene oral, placa bacteriana, tártaro, dentária, raiz dentária.