Enxerto ósseo com plasma rico em fibrina (PRF)

Trata-se uma técnica avançada de enxerto ósseo que oferece ao paciente uma cicatrização mais rápida e tranqüilidade no processo pós-operatório de cirurgias odontológicas, principalmente de implantes dentários. O Plasma rico em Fibrina (PRF) é um biomaterial derivado do plasma rico em plaquetas e é obtido através de uma centrífuga. O movimento controlado desta centrífuga separa o plasma com fibrina do próprio sangue do paciente. A principal característica do plasma com fibrina é a capacidade cicatrizante acelerada dos tecidos ósseos e tecidos moles. Mas o plasma rico em fibrina também tem capacidade hemostática (controle de hemorragias) e ao mesmo tempo o aumento da intensidade da vascularização (angiogênese) destes tecidos, por isso ajuda na rápida recuperação pós-cirúrgica. Na prática, esse biomaterial com alto percentual de citocinas, plaquetas e leucócitos, é capaz de transformar células-tronco do adulto em células específicas para a formação de ossos (osteogênese) e gengiva, processo fundamental para reparação de tecidos depois de procedimentos cirúrgicos. A grande concentração de leucócitos no plasma também reduz consideravelmente o risco de infecções.

Saiba mais sobre enxerto ósseo clicando aqui.

Por ser tratar de uma modalidade de enxerto autólogo, que é quando o material para enxerto é retirado do próprio paciente, não existe o risco de rejeição ou infecções. O enxerto com plasma rico em fibrina também nem sempre exige a necessidade de retirada de tecido do próprio paciente para realização do enxerto ósseo, o que reduz os incômodos de se submeter a esse tipo de cirurgia.

A ImplArt Odontologia já domina essa técnica pensando em oferecer mais tranqüilidade e comodidade aos seus pacientes. Entre em contato conosco e agende uma consulta. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Palavras-chave: enxerto ósseo, plasma rico em fibrina, prf, cicatrização mais rápida, cirurgias, odontológicas, implantes dentários, biomaterial, tecidos ósseos, enxerto autólogo.