Dentes rangendo e barulhos na boca durante o sono são sinais de bruxismo, uma parafunção oral que pode ser causada por fatores emocionais, problemas físicos e outras razões. O hábito de ranger os dentes normalmente ocorre durante à noite, quando a pessoa está dormindo e não consegue ter controle das forças utilizadas. A parafunção atinge homens e mulheres e até mesmo crianças com dentição de leite, mista ou permanente.
Não existem causas específicas para o aparecimento do bruxismo, mas estudos apontam que o fator emocional pode piorar o problema. Além disso, disfunção e sobrecarga dos músculos mastigatórios, disfunção na articulação temporomandibular, estresse físico, interferência oclusal, patologias das vias aéreas superiores e perdas dentárias ajudam à agravar a parafunção.
Durante o sono, as pessoas com bruxismo realizam movimentos rítmicos, que lembram a mastigação, durante períodos longos de contração dos músculos mandibulares. Esse esforço utiliza as forças máximas de contrações e pode trazer fadiga e dor muscular.
Não existe uma causa exata para essa parafunção e por isso, é mais complicado determinar um tratamento específico para o problema. O tratamento deve ter como base a redução da tensão emocional e dos sinais e sintomas. O mais comum para aliviar a disfunção da articulação temporomandibular é o uso de placas interoclusais (de acrílico). Elas são utilizadas pelo paciente durante o sono e protegem os dentes do desgaste provocado pela movimentação. Além das placas, terapias psicológicas e sessões de fisioterapia podem se associar ao tratamento.
Palavras-chave: bruxismo, dente, dentista, tratamento, ranger, parafunção oral, placas interoclusais, terapia, contrações, articulação temporomandibular, sono