Implantes Dentários

 

Implante dentario: O que é?

O implante dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido, este implante serve como apoio para que a prótese seja instalada sobre ele. Após o término do tratamento o objetivo é que o paciente tenha dentes semelhantes aos naturais em estética a capacidade mastigatória. O implante dental pode ser indicado para diversos casos, desde a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

 

 Implante dentario: Como é feito?A perda de um ou mais dentes leva a uma condição estética desfavorável, além de comprometer todo um equilíbrio que ocorre no sistema mastigatório, que causa problemas de mordida e favorece o aparecimento de outras disfunções, portanto é fundamental uma rápida reposição do espaço. Dentre todas as alternativas reabilitadoras existentes, o implante, quando indicado em condições adequadas, é a melhor opção para substituir dentes perdidos. 

Vantagens do implante dental

O tratamento oferece benefícios ao paciente devolvendo principalmente a função da mastigação e a estética. Como o implante dental é instalado de maneira definitiva e fixa, não há desconforto causado por problemas de instabilidade de próteses parciais removíveis ou dentaduras e também não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes, situações muito comuns em pessoas que usam prótese. Além disso a extração de um dente promove um aspecto de envelhecimento com a perda de estrutura óssea e falta de suporte para os lábios e bochechas, o implante dental minimiza esses problemas melhorando a auto estima do paciente.

Quem pode se submeter ao tratamento com implante dental?

O implante dental é o tratamento ideal na maioria dos casos em que ocorreu a perda de alguns ou mesmo todos os dentes, porém há a necessidade de uma consulta com o dentista para avaliação das condições de saúde geral e oral do paciente.

 

Contra indicações

O implante dental não deve ser colocado em situações que o paciente não pode se submeter a nenhuma cirurgia oral por problemas de saúde, ou nos casos onde não há uma quantidade de osso suficiente para a retenção do implante, apesar de que atualmente esse problema pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo.

 

Colocação do implante dental

O procedimento básico para a colocação do implante dental é realizado em algumas fases, a primeira delas consiste em realizar uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local, em que são instalados os implantes de titânio nos locais edentulos. Em seguida, há um período de cicatrização que dura cerca de 4 a 6 meses para o implante aderir ao osso e assim possibilitar a conclusão do processo com a confecção e instalação da prótese (coroa) sobre o implante. Atualmente já podem ser realizadas cirurgias com a imediata instalação da prótese. 

 

 

Etapas da colocação do implante dental

As fases do tratamento variam de acordo com as condições do paciente, complexidade e número de implantes utilizados em cada caso, mas basicamente é dividido em 4 fases:

1º Avaliação do paciente e planejamento, com exames radiográficos.

2º Instalação do implante através de uma cirurgia. Após essa fase é necessário esperar alguns meses, e pode-se optar por colocar uma prótese provisória.

3º Instalação da prótese definitiva sobre o implante.

4º Manutenção, com avaliações periódicas.

Implantes Neodent

 

 

A Neodent é uma empresa brasileira que fabrica e desenvolve produtos e soluções para odontologia, como implantes dentários de titânio e componentes relacionados. Com sede em Curitiba e 21 filiais em todo o Brasil, tem mais de 20 anos de mercado e faz parte do Grupo Straumann, o que garante qualidade, procedencia e alta tenologia nos prudutos oferecidos.

A Neodent possui uma extensa linha de implantes dentários, projetados para oferecer estabilidade primária e atender diferentes necessidades e densidades ósseas, com possibilidade de próteses afarafusadas ou cimentadas.

 

Linhas de Implantes:

Neodent Drive

Neodent Titamax

Neodent Alvim

Neodent Facility

Conexões disponíveis: Cone Morse, Hexagono e WS

 

Tecnologias Exclusivas Neodent

Neodent neoporos

Superfície Neoporos

Tecnologia que garante rugosidade controlada e uniformizada em toda superfície do implante. A rugosidade ideal na superfície é o que favorece a restauração óssea em torno do implante.

 

 

neodent acqua

Superfície Acqua

Tecnologia de superfície hidrofílica que permite uma melhor molhabilidade do implante. Esse fenômeno é importante para promover a integração do implante com o organismo.

 

A decisão sobre qual o melhor implante para seu caso será tomada entre você e o dentista da ImplArt. Serão apresentadas as vantagens e desvantagens de cada sistema, dentro das necessidades de cada paciente. Em caso de dúvidas, consulte-nos!

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: implantes dentários Neodent, odontologia, implantes dentários de titânio, Straumann, qualidade, procedencia, alta tenologia, implantes dentários, estabilidade primária, próteses afarafusadas, cimentadas, Implantes,Neodent Drive, Neodent Titamax, Neodent Alvim, Neodent Facility, Cone Morse, superfície Neoporos, rugosidade controlada, Superfície Acqua, superfície hidrofílica, molhabilidade do implante,  integração do implante.

 

implantes roxolid

 

Os implantes Roxolid da Straumann são confeccionados com uma liga metálica de alto desempenho, composta por 85% de titânio e 15% de zircônio. Juntos, esses dois metais formam um material com resistência superior aos implantes de titânio puro, além de apresentar excelente capacidade de osseointegração.

Os implantes Roxolid possuem comprimento e diâmetro reduzidos, portanto podem ser uma opção para tratamento de implantes dentários em pacientes com redução de volume ósseo e que não podem ou não desejam passar por um procedimento de enxerto ósseo. Os implantes Roxolid são altamente resistentes, mesmo sendo mais curtos e de diâmetro reduzido.

Vantagens dos Implantes Roxolid:

  • Implantes de diâmetro reduzido e/ou curtos são uma opção para pacientes que necessitam de implantes pequenos, porem resistentes.
  • Indicados para pacientes com redução de volume ósseo ou outros defeitos. É uma alternativa para alguns pacientes que tem indicação de procedimento de enxerto ósseo.
  • Graças a tecnologia que favorece a osseointegração, o dentista consegue ter uma previsibilidade dos resultados
  • Implantes altamente resistentes, mesmo sendo menores
  • Cicatrização mais rápida e menor desconforto pós-operatório
  • Implantes menores ajudam a proteger estruturas vitais e a vascularização
  • Melhor adaptação em espaços reduzidos

 

Leia as dúvidas frequentes sobre implantes dentários

 

Indicações:

  • Prótese unitária: reabilitação de apenas um dente nas regiões anterior e pré-molar
  • Prótese parcial: ponte suportada por dois implantes
  • Prótese total, fixa ou removível
  • Adequado para pacientes com disponibilidade óssea vertical limitada na região posterior
  • Possibilidade de indicação para pacientes em que o procedimento de aumento ósseo é considerado complexo.
  • Pacientes com espaço interdentários reduzido
  • Pacientes com rebordo alveolar fino
  • Suporte para coroas aparafusadas ou cimentadas

A empresa suíça Straumann® pesquisa e desenvolve implantes dentários e produtos relacionados desde 1974. Os produtos e serviços da Straumann® estão disponíveis em mais de 70 países, e é claro, na Clínica ImplArt. O Dr. Roberto Markarian, diretor clínico da ImplArt, é membro da ITI - International Team for Implantology, uma entidade ligada à Straumann® que congrega os melhores especialistas mundiais para o desenvolvimento de novos produtos e técnicas.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo ou agende uma consulta.

 

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

Palavras-chave: implantes Roxolid, Straumann, titânio, zircônio, implantes de titânio, osseointegração, implantes dentários, enxerto ósseo, vantagens, implantes de diâmetro reduzido, enxerto ósseo, tecnologia, dentista, cicatrização mais rápida, prótese unitária, reabilitação de apenas um dente, prótese parcial, prótese total, fixa, removível, rebordo alveolar fino, coroas aparafusadas, cimentadas.

implantes

 

Sim, implantes dentários podem ser acometidos por doença periodontal. Isso se chama periimplantite e deve ser evitada ou controlada logo no início, porque ela pode representar a mobilidade ou a perda dos implantes.

A periimplantite é uma infecção que atinge os tecidos ósseo e gengival que suportam os implantes. Surge principalmente em decorrência de uma higienização oral inadequada, que com isso microrganismos patogênicos se infiltram no osso em torno do implante, causando inflamação. Em casos mais graves, a inflamação destrói o osso de suporte do implante que poderá ficar mole e até mesmo cair.

Alguns sinais da periimplantite:

  • Sangramento gengival
  • Vermelhidão e inchaço gengival
  • Deformidade óssea
  • Supuração na gengiva
  • Gengiva frouxa em forma de bolsa

Portanto, é extremamente importante que a periimplantite seja evitada. A melhor forma de impedir esse quadro é com cuidado redobrado com a higiene oral, tanto que o paciente é orientado sobre isso assim que passa pela cirurgia. Existem instrumentos que ajudam o paciente usuário de implantes dentários a cuidar melhor dos dentes e das próteses, que vão desde escovas com formatos especiais até enxaguantes específicos.

Também é extremamente importante que o paciente nunca deixe de realizar as visitas regulares ao consultório, porque somente o cirurgião implantodontista é capaz de reconhecer a periimplante aos primeiros sinais. Além disso, ele tem o amparo de exames radiológicos para um diagnóstico mais preciso. Procure imediatamente o consultório caso apareçam algum dos sinais acima citados.

O tratamento da periimplantite depende do estágio da doença. Veja algumas das condutas adotadas:

  • Remoção de placa bacteriana aderida nos dentes naturais (se houver) e na prótese dentária.
  • Descontaminação do implante.
  • Controle da infecção microbiana local. A ImplArt utiliza um aparelho de laserterapia com o recurso da terapia fotodinâmica que tem ação antimicrobiana no tratamento da periimplantites.
  • Em caso de perda óssea, é realizado um enxerto para estimular a regeneração óssea em torno do implante (feito somente depois do controle da infecção para evitar retorno da doença). Se não houver perda óssea significante, a gengiva é fechada logo após a descontaminação do implante.
  • Em casos onde há a perda do implante, o enxerto ósseo é feito sem o implante. Ele só será reimplantado depois da regeneração óssea e o paciente usará uma prótese provisória nesse intervalo.
  • Exames radiológicos são necessários para acompanhar o processo de regeneração óssea pós-enxerto.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

Palavras-chave: Implantes, doença periodontal, implantes dentários, periimplantite, perda dos implantes, higienização oral, sangramento gengival, inchaço gengival, higiene oral, cirurgião implantodontista, placa bacteriana, laserterapia, terapia fotodinâmica, ação antimicrobiana, perda óssea, regeneração óssea, enxerto ósseo.

 

Implantes Bone Level 3

 

Os Implantes de nível ósseo (Bone Level) são implantes dentários de conexões em forma afunilada, ou seja, a conexão se encontra na parte interna do corpo do implante. São diferentes dos implantes com conexão em nível tecidual (Tissue Level), em que as conexões ficam acima do nível ósseo.

Esse modelo de implante dentário é especialmente indicado para instalação em área estética (região anterior), porque a conexão fica discretamente “escondida” no nível ósseo, deixando o resultado do tratamento de reabilitação bastante estético. Esse formato de implante dentário também promove uma melhor cicatrização do tecido gengival e ósseo.

A principal marca fabricante de implantes hoje é a suiça Straumann. A Clínica ImplArt é certificada na utilização de implantes Straumann há 15 anos, possuindo todo o conhecimento e materiais para utilizar tanto Cerâmicos, quando de nível ósseo.

 

bone level x tissue level2

Tissue Level: conexão acima da linha óssea

Bone Level: conexão interna afunilada

 

O formato de conexão Bone Level facilita a colocação do componente protético, o que ajuda a preservar e estabilizar os tecidos gengival e ósseo.

 

Bone level

 

Principais indicações de implantes tipo Bone Level:

Implantes de diâmetro reduzido

  • Paciente com necessidade estética
  • Paciente com necessidade e possibilidade de estabilização primária
  • Paciente com volume ósseo limitado
  • Paciente com necessidade de preenchimento de pequeno espaço entre dentes

Implantes de diâmetro médio

  • Reabilitação funcional e estética em pacientes com ausência dentária total ou parcial

Implantes de diâmetro largo

  • Reabilitação funcional e estética em pacientes com ausência dentária total ou parcial
  • Paciente com necessidade de preenchimento de espaço entre dentes, porém com volume ósseo mais favorável

Se você ficou com alguma, entre contato conosco através de um dos canais abaixo:

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

Palavras- chave: Implante Bone Level, vantagens, gengiva, implantes dentários, implantes Tissue Bone, nível ósseo, modelo de implante dentário, área estética, estético, reabilitação, tecido gengival, implantes de diâmetro, espaço entre dentes, reabilitação funcional, ausência dentária.

A prótese dentária fixa sobre dentes pode ser substituída por implantes com coroa protética. A principal indicação é para paralisar a reabsorção óssea e evitar prejuízos à estética e à saúde oral. Ambas são indicadas para substituição de dentes perdidos, porem elas possuem características distintas.

A prótese fixa é colada sobre os dentes vizinhos que servem como suporte. Esses dentes precisam passar por um desgaste para seu afinamento, e então a prótese pode ser fixada sobre eles. Veja na figura a seguir:

 

prótese fixa sobre dentes 1

1 – Ausência de 1 dente / 2 – Afinamento dos dentes vizinhos

 

prótese fixa sobre dentes 2

3 – Preparação da prótese / 4 – Fixação da prótese sobre os dentes desgastados

 

 

Essa prótese possui algumas desvantagens em relação ao implante com coroa individualizada. A principal delas é que com esse modelo de prótese o processo de reabsorção óssea não é paralisado.

A reabsorção óssea é uma reação do organismo que se inicia a partir da extração de um dente sem a substituição da sua raiz. Ele entende que o osso que o suportava não tem mais função e absorve gradualmente parte desse volume ósseo causando uma deformidade. Acontece que a prótese não acompanha esse movimento e a tendência é que com o tempo surja um espaço inestético entre ela e o tecido ósseo que recuou.

A necessidade de desgastar os dentes vizinhos para instalar a prótese também pode gerar outro inconveniente, que é deixa-los mais frágeis e suscetíveis a doenças, como a cárie e infiltração nos canais da polpa dentária. Se isso ocorrer, a prótese pode ficar móvel e atrapalhar a mastigação. Também pode ser necessária a realização de tratamento de canal para tentar manter os dentes.

A substituição da prótese fixa sobre dentes por implantes com coroa tem a função principal de paralisar a reabsorção óssea. Quando o pino de implante é instalado no osso, ele funciona como uma raiz dentária e o organismo entende que esse osso ainda é útil. Veja dois exemplos na imagem a seguir:

 

implantes tipos

 

Mas o implante com coroa individualizada ainda possui outras vantagens:

  • Possibilita o uso de fio dental (note que a prótese fixa sobre dentes é uma peça inteiriça e não é possível usar fio dental entre os dentes).
  • Preserva a integridade dos dentes vizinhos (que não precisam sofrer desgastes);
  • Protege o tecido ósseo e gengival contra doenças periodontais e infiltrações;
  • É mais resistente e durável;
  • Restabelece a função mastigatória e dá segurança para falar e sorrir;
  • Resultado extremamente estético. A coroa protética imita cor, textura e formato dos dentes vizinhos.

 

Se você está utilizado uma prótese fixa sobre dentes há muitos anos e gostaria de substitui-la por implante dentário, será necessário passar por uma avaliação profissional que identificará se há perda óssea avançada. Em alguns casos, o enxerto ósseo pode ser uma solução para reconstruir o volume perdido. Saiba mais sobre enxerto ósseo.

É ideal que a pessoa procure fazer essa substituição assim que possível para evitar perda óssea. Se você ficou com mais alguma dúvida a respeito desta técnica, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

Palavras-chave: prótese fixa sobre dentes, coroas, implantes, individualização, coroa, cárie, polpa dentária, mastigação, fio dental, gengival, doenças, periodontais, resistente, durável, função mastigatória, segurança para falar, sorrir, enxerto ósseo.

 

 

Subcategorias

Melhore sua qualidade de vida com implantes dentários !

 

O implante dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido.  O implante serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

 

implante dental

 Implante dentario: Vantagens?

A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente. Mais vantagens:

  • O implante dental é  fixo
  • Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes
  • O implante paraliza a atrofia do osso após a perda de um dente

Implante Dental: Contra indicações

  • Em pacientes que apresentam problemas de saúde geral
  • Quando não há uma quantidade de osso suficiente para a colocação do implante ( pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo)

Implante Dental: como é feito ?

Por uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local,  são instalados os implantes de titânio dentro do osso. O implante demora cerca de 3 a 6 meses para aderir ao osso (osseointegração) Após esse tempo pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre o implante.

*Em alguns casos selecionados já podem ser realizadas cirurgias com carga imediata (prótese no mesmo dia da cirurgia).   

 Veja mais sobre implantes dentários:

 

A cirurgia de implantes dentários é executada pelo implantodontista.

A etapa de prótese é realizada após alguns meses da cirurgia de implante dentário.


Nesta etapa, o paciente e o dentista vão decidir juntos qual a melhor opção de material para cada tipo de prótese.

Se for de metalocerâmica, o especialista vai escolher a cor correta para que ela se uniformize com os dentes naturais. Outra opção à pode ser com porcelanas sem metal (metal-free) como a zircônia, que é muito bem indicada para os dentes anteriores.

As resinas podem ser utilizadas com sucesso em próteses da arcada completa, ou em dentes provisórios.

Antes de iniciar a prótese, pode ser necessária uma pequena cirurgia para expor os implantes, caso eles estejam ainda recobertos pela gengiva. Nesse momento será instalada uma peça metálica (cicatrizador) que fará com que a gengiva cicatrize com um formato adequado.

Uma gengiva saudável e cicatrizada permite que sejam iniciadas as moldagens dos implantes e gengivas.

Estética Dental

Implante Dentário